"Vamos preservar para que nossos prescendentes possam admirar"

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Cidade submersa reaparece devido à pior seca dos últimos 100 anos

 Uma cidade no sudeste da Austrália relocada há 50 anos antes de ser inundada reapareceu em meio à pior seca dos últimos 100 anos no país.Submersa sob um lago artificial desde 1957, a cidadela de Adaminaby poderia ter sido esquecida debaixo das águas. Mas, com o longo período de seca que atinge essa parte do país, suas ruínas gradualmente voltaram a aparecer.
                                              Adaminaby antiga
                                              cidade reapareceu devido à grave seca. Foto: Leigh Stewart/BBC Brasil

      A 150 quilômetros da capital, Canberra, no meio da região montanhosa de Snowy Mountains, há meio século Adaminaby era uma aldeia próspera e tinha crescido ao ritmo da exploração de uma mina de ouro e de cobre. No fim da Segunda Guerra mundial, o país lançou um grande programa hidroelétrico,destinado a abastecer cidades ascendentes e assegurar a irrigação da zona agrícola.

                                     Reconstrução:
      O projeto até então era considerado uma grande obra de engenharia civil, com as suas 16 barragens e túneis que ligavam sete centrais hidroelétricas.
    Mas, para os habitantes da aldeia, foi o fim de uma época. Escolhida para acolher uma das barragens, a cidade inteira foi submergida sobo lago Eucumbene.

  Os moradores então, foram obrigados a abandonar suas habitações para reconstruí-las em um local mais distante.




       Hoje, onde há pouco se situava o acesso ao lago, após seis anos de seca, lentamente as fundações da antiga cidade reapareceram.


     A boa notícia para os cerca de 400 moradores é que Adaminaby pode agora  aproveitar o turismo gerado pelas ruínas.

"Nunca recebi tantos turistas como nos últimos meses", disse Leigh Stewart,  proprietário de uma galeria de fotografias e que também foi morador da Adaminaby antiga, que foi submersa.


Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você conhece ou não essas maravilhas, opine e de sugestões.