"Vamos preservar para que nossos prescendentes possam admirar"

terça-feira, 10 de março de 2015

Jogos Mundiais dos Povos Indígenas - de 18 a 27 de setembro de 2015

 Pela primeira vez será realizado uma competição que reunirá indígenas de várias etnias, mostrando ao mundo nossa diversidade e capacidade de sediar eventos mundiais”, disse o presidente da Embratur, Vicente Neto.


Do Brasil, onde só o estado anfitrião dos jogos abriga uma população aproximada de 10 mil indígenas divididos em sete grupos, cerca 22 etnias estarão representando a comunidade indígena brasileira como os Krahô, Krahô Canela, Karajá, Karajá Xambioá, Apinajé, Xerente e Javaé, todos do Tocantins.
  Imagens emocionantes de índios competindo nas modalidades de Tiro com Arco e Flecha, Arremesso de Lança, Cabo de Força, Corrida de Tora e outros esportes tradicionais da cultura indígena.reunirá mais de 2 mil indígenas de mais de 30 países entre os dias 18 a 27 de setembro de 2015 em Palmas (TO). O vídeo promocional dos Jogos Mundiais Indígenas, lançado oficialmente pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) na ITB Berlim, que acontece durante esta semana na Alemanha.
Além dos indígenas brasileiros, também estarão presentes os povos dos países das Américas, Austrália, Japão, Noruega, Rússia, China e Filipinas. Do Brasil, cerca de 24 etnias devem participar da competição.
           Cartaz da 1ª edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas que acontece em Palmas,
no Tocantins em 2015 foto (Prefeitura de Palmas) Divulgação






Corrida de Toras, uma das modalidades esportivas dos Jogos Mundiais Indígenas
 (foto: MIla Petrillo/Ag. InterTribal)


Hoje mais de 305 etnias indígenas vivem no País e, para o organizador dos jogos, Marcos Terena, a competição ajudará a fortalecer esses povos. “O objetivo é unir essas nações indígenas”, explica.
 Fonte:Embratur
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você conhece ou não essas maravilhas, opine e de sugestões.