"Vamos preservar para que nossos prescendentes possam admirar"

sábado, 18 de abril de 2015

SAGA - Sistema Aquífero Grande Amazônia, você conhece?


Além das riquezas naturais já conhecidas, a região amazônica conta com um tesouro subterrâneo.

Trata-se do SAGA "Sistema Aquifero Grande Amazônia",  o "Maior Aquífero do Mundo" de que se tem conhecimento no planeta. São mais de 162 mil quilômetros cúbicos de água.

-  Para se ter uma ideia de sua extensão, o aquífero Guarani, considerado, agora, o segundo maior, possui uma reserva hídrica de 39 mil quilômetros cúbicos de água.
                       

-  Levando em conta uma população mundial de cerca de sete bilhões de pessoas, um consumo individual médio de 150 litros de água por dia e uma expectativa de vida de 60 anos, o SAGA poderia abastecer a população por nada menos do que 250 anos.
                     

A descoberta partiu do Instituto de Geociências da UFPA, a Universidade Federal do Pará.

-  De acordo com o professor da universidade, o geólogo Francisco Matos, a constatação veio a partir da ampliação do estudo sobre o aquífero Alter do Chão, localizado no Pará, no município de Santarém. Sonora "Nós resolvemos alargar os estudos na percepção de que o Alter do Chão se estendia para outras regiões da Amazônia e não estava restrita aquela região inicialmente definida. E aí os nossos estudos permitiu ver que ele, na verdade, se estendia desde o contraforte dos Andes, no Acre, até o Marajó"


                    


O sistema hoje serve apenas para fornecer água para consumo nas cidades do vale amazônico, como Manaus e Santarém. Francisco Matos destaca que esta reserva poderia também ser utilizada na agricultura, para promover dois ciclos de colheitas.

Sonora "Com esta quantidade de água que existe no subsolo, com a disponibilidade de energia solar que a gente tem na região, com a disponibilidade de terras agriculturáveis, nós poderíamos ter por exemplo duas gerações de alimento. Duas colheitas. Uma por conta de São Pedro e outra irrigada, já que a região Amazônica também possui uma grande quantidade de energia elétrica."

O geólogo chama a atenção para o uso responsável do SAGA, uma vez que ele integra o ciclo hidrológico da região, ou seja, o movimento contínuo da água presente nos rios, continente e atmosfera; além da relação com a floresta.

Sonora "As árvores retrabalham a água por avacotranspiração, repõe isso na atmosfera, os ventos e a rotação da terra vão levando esta água para o interior da Amazônia até que chega nos Andes. Quando este spray da atmosfera bate nos Andes, ele desce para o centro-sul do Brasil e esta descida transmite umidade e é examente responsável em grande medida pelas chuvas que caem no centro-sul do Brasil."

Apesar da abundância de água, Francisco Matos descarta a possibilidade de essa reserva hídrica abastecer o semiárido brasileiro ou São Paulo, uma vez que as distâncias tornariam as obras inviáveis.


2 comentários:

  1. O brasil , exceto no nordeste, não tem problemas com abastecimento de água doce, nos temos água em abundancia, pra falar a verdade, temos água para dar e vender, o problema que estamos passando neste momento, não é em relação a falta d´ água para nosso consumo, é problemas com a utilização da água para gerar energia, pois a maior parte do pais depende da energia gerada pelas hidrelétricas , e caso os reservatórios onde estão as hidrelétricas ficarem baixos , os geradores , que dependem do volume de água nestes reservatórios , não giram , sendo assim , ficamos sem energia...mas na verdade, acho que estão se aproveitando de uma situação , que não é desesperadora ( como dizem e querem que a gente acredite nisso) , pra aumentar e cobrar taxas e mais taxas de luz...brasil , país muito injusto e corrupto...ta difícil encontrar solução pra acabar com este monte de lixo que tomam conta dele.tomara que Deus poe logo fim neste planeta.

    ResponderExcluir
  2. O aquifero só existe devido a mata, se não preservar vai acabar, não adianta só economizar e não preservar!!!!

    ResponderExcluir

Se você conhece ou não essas maravilhas, opine e de sugestões.