"Vamos preservar para que nossos prescendentes possam admirar"

terça-feira, 14 de abril de 2015

Ilha Jorge Grego - Angra dos Reis - RJ

Com cerca de 1 km² de área, deserta, sem água potável e com vegetação baixa.
Localizada na costa sudeste de Ilha Grande, em mar aberto, de frente a enseada de Lopes Mendes e  Dois Rios.
 O lado voltado para a Ilha Grande (veja na foto uma pequena baía), fornece abrigo às embarcações que são pegas pelo vento sudoeste. O nome Jorge Grego tem origem na lenda de um corsário que naufragou nas redondezas e abrigou-se na ilha por muitos anos. 
A Ilha de Jorge Grego é um dos melhores pontos de mergulho de Ilha Grande. O ambiente subaquático oceânico é rico em corais, peixes, tartarugas, polvos, lulas, camarões, siris, cavalo marinho e golfinhos que costumam acompanhar as embarcações encantando os passageiros. No ar, as gaivotas e atobás moradores da ilha, estão sempre presentes.

                            
O passeio de escuna, ou lancha, chamado Super Sul leva você até Jorge Grego. As embarcações autorizadas pela Capitania dos Portos para realizarem este passeio, Super Sul, partem em sua grande maioria da Vila do Abraão, no verão as saídas tem maior frequência. 
Ancoram na parte abrigada, de frente para a praia de Lopes Mendes e Dois Rios, onde os visitantes podem desfrutar a prática de snorkel para a observação de peixes e corais. Também é permitida a pesca com linha.
               

Diz uma lenda que o pirata Jorge Grego naufragou e passou a morar com um ajudante e duas filhas pequenas sobrevivendo de pequenas plantações. As garotas cresceram e o ajudante apaixonou-se por uma delas. Enciumado, o pirata matou-o e tornou-se amante das próprias filhas. Os deuses enviaram ventos fortes que jogaram as moças ao mar e destruíram as plantações. Jorge Grego, enlouquecido, vagou pela ilha ate morrer de fome enterrando um grande tesouro ate hoje não descoberto.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você conhece ou não essas maravilhas, opine e de sugestões.