"Vamos preservar para que nossos prescendentes possam admirar"

quarta-feira, 4 de março de 2015

Planeta Água - pede socorro!

Diante da crise Hídrica que se alastra pelo país, a situação exige ações coletivas e integradas, por prazo indeterminado.
Apesar da chuva que algumas regiões do Brasil vêm presenciando nos últimos meses, pesquisadores já constataram que estados, como São Paulo, deverão sofrer com a falta de água e o racionamento, muito antes dos períodos que se previa(conforme os históricos registrados em anos anteriores). É  claro que todo o volume de água que tem caído até aqui tem ajudado a melhorar os níveis dos reservatórios e mananciais, mas nem de longe a chuva sozinha teria "poder" de regularizar todos os sistemas dos reservatórios e mananciais espalhados pelo País. Os motivos para que essa crise tenha se alastrado estão ligados principalmente ao desmatamento desenfreado, ao desperdício descomunal da água(que chega a 70%, somente por parte do agronegócio e das industrias e empresas que utilizam a água em seus produtos, conforme dados do Instituto Akatu) e a falta de investimento em infra estrutura para retenção, encanamento e manutenção dos esgotos e canais (responsáveis por 40% dos vazamentos).
"Ações não foram tomadas com antecedência para evitar que se chegasse a esse ponto", explica Tales de Campos Piedade, professor e geógrafo do Paraná, a respeito da complexidade da questão. "Sendo assim, de imediato, a solução é racionar o abastecimento. Para isso, é preciso que a população pratique o uso mais racional da água, além de buscar meios de armazena-la em suas residencias", acrescenta.
CONSCIENTIZAÇÃO
A necessidade de economizar água tornou-se imprescindível e vai precisar ser incorporada à cultura e à educação inclusive das próximas gerações, segundo especialistas. "Todos precisam aprender formas mais econômicas de consumir e descartar a água. Afinal, a seca vai continuar e a falta de energia fará parte disso, já que por não haver o abastecimento suficiente  por parte das hidro elétricas (responsáveis por 70% da produção), a energia passará a ser extraída da combustão de produtos orgânicos, o que repercutirá no aumento da poluição e das contas de luz no bolso do consumidor", afirma Gabriela Yamaguchi, gerente de comunicação do Instituto Akatu. Não temos escolha, senão poupar!


FAÇA A SUA PARTE
Você sabia que se todos os moradores do País fechassem a torneira ao escovar os dentes, a água economizada durante um mês equivaleria a quase dois dias do volume de água que cai das Cataratas do Iguaçu (PR) Ou seja, este gesto, aliado a outras ações diárias, faria muita diferença na economia da água e também no bolso. Saiba mais:



LAVAR LOUÇA:


Depois de uilizar um copo são necessários pelo menos outros dois de água potável para lava-lo. Por isso, evite o desperdício, e use apenas um para beber ´qgua ao longo do dia. Quanto aos outros utensílios, opte por antes retirar os resíduos de comida a seco para depois ensaboá-los e enxaguá-los de uma só vez. Entre um processo e outro, você ainda pode aproveitar para deixar tudo de molho, o que facilita o trabalho e ajuda a reduzir o uso de água corrente, economizando de 12 a 20 litros. Caso use a máquina de lavar louça, procure enchê-la antes.

HIGIENE DOS ALIMENTOS:












No caso das frutas e verduras, como não existe outra maneira de lavá-las sem utilizar água corrente, reutilize-a na limpeza da casa ou para economizar uma descarga, por exemplo.

ROUPA:


No tanque, a torneira aberta por 15 minutos chega a gastar 279 litros. Por isso, procure deixar a roupa acumular e encha o tanque para ensaboá-la, mantendo a torneira fechada. A água do enxague ainda pode  servir para lavar o quintal ou a área de serviço. No caso da máquina de lavar, o ideal é utilizar a capacidade total em quilos e no máximo três vezes por semana, já que um ciclo gasta mais de 140 litros de água. Ainda assim, reutilize o ciclo de água do enxague (que é a fase mais limpa) para substituir a descarga (que chega a gastar de 13 a 20 litros), esse volume também pode ser reaproveitado para limpeza doméstica.


CHUVEIRO:


Não restam dúvidas de que o banho é um momento relaxante para o brasileiro, por isso reduzir o seu tempo ainda é uma das maiores dificuldades para a maioria (média de consumo chega a 20 litros por minuto, numa família de quatro pessoas) tornando-o grande vilão do consumo doméstico. Como o momento requer  que se elimine extremamente o desperdício, procure reduzir o tempo gradualmente para cinco minutos (em seis meses você poderá economizar uma conta inteira de água) e aproveite o acúmulo dos respingos (equivalente a 10 litros, ao ligar e desligar) para economizar uma descarga.


PLANTAS:


Faça o teste do toque com o dedo na terra para se certificar de que ela esta seca ou úmida e então, veja se realmente as plantas precisarão ser regadas naquele dia ou se podem esperar pelo dia seguinte. Dica extra: para evitar o desperdício procure regá-las pela manhã, aproveitando o sol mais fraco, ou no fimda tarde, quando o sol de põe.

CARRO:



A água deve ser  priorizada para que o consumo pessoal e cozimento de comidas. Para lavar veículos,  a água da chuva ou da maquina de lavar roupa e louça. Lembre-se que uma lavagem de 30 minutos, usando mangueira, equivale a 216 litros. Procure usar balde e um pano , uma vez por semana. Quando for inevitável, opte pelo lava-, a maioria usa água de poço, nos dias atuais, Mesmo assim, vale perguntar de onde vem a água, antes de deixar o carro no local. Também já existem estabelecimentos que oferecem a higienização seca Informe-se!

ATENÇÃO:

















Evite lavar o quintal e calçada, a vassoura em casos como estes é o mais recomendado.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você conhece ou não essas maravilhas, opine e de sugestões.